8 de junho de 2009

Xinglings da Copa

Tem assunto melhor pra começar a movimentar esse blog do que Copa do Mundo?? Pois vou aproveitar a bela rodada de Eliminatórias do final de semana para dar movimento neste espaço.

E começo pelos xinglings... sim, o continente asiático!! De lá, saíram os primeiros classificados para a Copa do Mundo de 2010, sem contar, claro, a África do Sul, que vai sediar a competição.

Já estão garantidos como representantes do futebol da Ásia: o Japão, a Coréia do Sul - até aí, tudo bem normal - e a Austrália... isso mesmo, a Austrália, aquela da Oceania, dos cangurus e dos bumerangues!!

Eeeeexplico: cansados de baterem em pequenas ilhotas e ficarem com a vaga do continente, os socceroos (um neologismo para soccer kangaroos, ou "cangurus do futebol" pra brasileirada que insiste em não entender) deixaram de disputar competições pela Oceania em 2007, para fazer parte da Confederação Asiática de Futebol.

Foi uma forma de garantir mais competitividade aos atletas, enfrentando seleções mais fortes, e até de dar oportunidade a outros países da Oceania. Quem ficou feliz da vida com a novidade foi a Nova Zelândia, que assumiu o papel de força maior da região e, desde então, tem participado de várias, ou quase todas, competições da Fifa como representante do continente distante.

Aliás, a Nova Zelândia aguarda o quinto colocado da Ásia para disputar uma vaga na repescagem. Se passar, pela primeira vez na história a Oceania terá dois representantes juntos na Copa do Mundo - afinal, a Austrália mudou de Confederação, mas continua geograficamente no mesmo lugar em que sempre esteve - ou pelo menos desde que deixou a Pangeia.

Quanto às vagas restantes na Ásia, a quarta classificação direta deve ficar entre Arábia Saudita e Coréia do Norte na última rodada. Com um ponto e um jogo de desvantagem, os sauditas ainda enfrentam a Coréia do Sul fora de casa antes de pegarem os coreanos de cima, jogando em casa. Se vencerem na quarta-feira que se aproxima, vão precisar apenas do empate em Riad.

O Irã corre por fora neste Grupo 2 e dificilmente pega o segundo lugar, mas... se vencer os dois jogos que ainda restam (Emirados Árabes em casa e Coréia do Sul fora), podem beliscar um lugarzinho na "repescagem para a repescagem".

Eeeexplico: os terceiros colocados de cada chave se enfrentam pelo direito de enfrentar a Nova Zelândia naquela repescagem que falei acima. E já digo desde já: o sortudo do Grupo 2 tem um pezão nesse jogo extra, porque os candidatos da outra chave são beeem fraquinhos: Bahrein e Qatar, os países de bandeira estranha.

Nenhum comentário: