8 de junho de 2009

Kick-off

Amigos, amigas e anônimos...

Após anos de tentação, não resisti e resolvi criar meu próprio blog. Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de escrever. Comecei cedo, inclusive.

O pequeno WJunior

Aprendi a ler e escrever aos 3 anos de idade, graças ao meu pai, que insistia em me comprar gibis e cruzadinhas infantis para me ensinar a ler e escrever.

Ainda criança, brincava de produzir meu próprio jornal. Pegava lápis, caneta, papel, uma folha de sufite, a Folha de São Paulo e tentava copiar o diário de esportes.

Os anos foram passando e eu continuava escrevendo. Montava campeonatos de vídeo game e redigia a matéria dos jogos que disputava.

Profissional

Aos 15, muito mais cedo do que eu esperava, ganhei enfim a oportunidade de escrever profissionalmente, ou semi, no site Intergol, da equipe do Éder Luís. Foi no dia 14 de setembro de 2000, eu ainda cursava o segundo colegial.

Quem me deu muitos toques na época foi a Cristiane Gumiero, então editora do site, hoje diretora dos programas esportivos da Rádio Transamérica.

Além do Intergol, o Éder me deu a chance de aprender rádio. Foi então que fiz amigos aos quais serei eternamente grato, como André Henning e Thomaz Rafael, ainda no Band Esportes, da Band FM.

Fomos para a Transamérica no ano seguinte]e lá eu me tornei redator do Transamérica Esportes, produzindo as notas de futebol internacional, regional e outros esportes.

Editor e colunista

Enquanto escrevia na rádio, outras portas foram se abrindo.

Márcio Bernardes me chamou para desenvolver e ser o editor do site dele e também me ensinou muito.

Thomaz Rafael foi quem me convidou pela primeira vez para escrever uma coluna, no site dele, ao lado de outras feras, como José Calil, o próprio Thomaz e o André Henning. Fiquei lisonjeado. Era o maior sinal de reconhecimento que eu já havia recebido até então.

Os meus textos logo foram parar também no site de outro grande incentivador, Fernando Fleury, que me chamou para ser colunista no ótimo Fanáticos por Futebol. Foi provavelmente o site que escrevi com maior regularidade.

Depois, ainda vieram o FutebolSP e o FutebolSC, especializado em futebol catarinense. Para este último, sigo escrevendo até hoje, mesmo sem a frequência que eu esperava.

Colunas x Blog

As colunas adormeceram minha vontade de ter um blog próprio. A visibilidade já era bem maior nos sites para os quais escrevia, então não havia necessidade de perder tempo com algo menor.

Tempo. Esta sempre foi outra barreira para a criação do meu blog, principalmente depois que entrei para a televisão.

Também me faltava foco: que temas vou abordar? Embora seja intensamente ligado ao futebol, gosto também de dar minha opinião sobre temas do cotidiano, da política, da música... tudo. Sou um corneteiro por natureza, como está ali em cima na definição.

WJunior blog

Nos últimos meses, porém, a vontade de ter algo próprio foi amadurecendo. Por mais que ainda tenha espaço no FutebolSC, no site do Thomaz e no Fanáticos por Futebol, queria ter algo meu, com a minha cara, onde pudesse não só publicar minhas longas colunas, mas também palpites breves, curtos.

Os novos recursos disponíveis, a oportunidade de publicar fotos, vídeos, áudio, a facilidade em aplicar ferramentas, links e aplicativos aos blogs também ajudaram.

O estopim foi a descoberta de que o próprio Thomaz Rafael já criou o blog dele. Mandei minha coluna mais recente para ele publicar no site e dei de cara com a novidade: "já está no meu blog". Acessei, gostei e acabei descobrindo outros colegas de profissão que entraram na onda, como Fernando Fontana e Marco Bello, com excelentes repertórios.

Não vou deixar de escrever minhas longas, e por vezes cansativas, colunas, que ás vezes mais parecem teses de mestrado. Mas aqui posso fazer mais, posso ousar, posso ser mais irresponsável.

E os temas? Bom, depois de muito pensar, resolvi que o principal foco deste blog será o futebol internacional, pelo simples fato de ser o assunto pelo qual eu mais me interesso.

Mas também vou tratar do futebol nacional, vou publicar muito sobre o Figueira e não deixarei de dar meus palpites políticos quando for necessário.

Estou esperançoso não só em escrever bastante, mas CRIAR, porque as ferramentas da Internet hoje vão muito além do texto corrido.

Espero que gostem.

2 comentários:

Thomaz Rafael disse...

Parabéns pelo blog, Furacão (ou Wilson Junior para os menos íntimos), e obrigado pelas citações, sempre muito simpáticas. Tenho certeza que o blog será um sucesso e sempre trará textos bacanas! Abração!

Thomaz Rafael

Anônimo disse...

Aprendi muito