11 de junho de 2009

Caliente Sudamerica

Para quem não joga, como eu, é sentar no sofá e preparar a pipoca... a reta decisiva das Eliminatórias Sul-Americanas vai ser emocionante.

Faltando apenas quatro rodadas, apenas duas das dez seleções do continente não têm mais chances de ir à África do Sul: Peru e Bolívia. De resto, todo mundo na briga.


Os líderes

Brasil, Chile e Paraguai estão em vantagem, com a faca e o queijo na mão, mas não podem relaxar.

Até o Brasil que é líder precisa se cuidar. Os jogos fora de casa contra Argentina e a Bolívia com toda sua altitude são muito difíceis, o Chile têm se mostrado o “moleque travesso” da competição e não será surpresa se a decisão ficar para o último jogo, com a Venezuela.

O caso da seleção paraguaia é o mais alarmante: a equipe está em queda e já não vence há quatro jogos. Menos mal que, dos quatro jogos restantes, três serão em Assunção.

O Chile é a grata surpresa destas Eliminatórias. De mansinho, foi conquistando resultados e chegou a figurar na ponta durante a rodada de ontem. Ainda enfrenta o Brasil, mas, se fizer a lição de casa contra Venezuela e Equador estará na Copa.

Luz de alerta

A Argentina, se continuar, perdendo pontos bobos, como aconteceu no Equador e já tinha rolado diante da Bolívia, pode se complicar bonito.

Na próxima dupla de rodadas, a equipe enfrenta os dois adversários mais fortes: Brasil e Paraguai.

Uma derrota para a seleção brasileira no clássico de Buenos Aires não seria um resultado atípico. Conquistar uma vitória em Assunção não é tarefa das mais fáceis.

A Argentina corre sério risco de chegar aos dois jogos finais fora da zona de classificação para a Copa do Mundo – e o último confronto é o clássico com o Uruguai em Montevidéu.

Meu palpite: é hora de lançar Maradona como candidato a presidente e colocar um técnico de verdade no banco de reservas.

Salve-se quem puder

Equador, Uruguai, Colômbia e Venezuela. Estas são as seleções que vão se matar pra valer – e dificilmente pela vaga direta, mas por um lugar na repescagem.

A diferença de 3 pontos entre o Equador, quinto colocado, e a Venezuela, última desta lista, chega a ser insignificante.

Para mim, a vaga fica entre equatorianos e uruguaios e o jogo-chave desta disputa será na penúltima rodada, quando Equador e Uruguai se enfrentam em Quito.

Depois dela, o Uruguai recebe a Argentina em casa. O Equador vai a Santiago enfrentar o Chile. É melhor resolver a questão o quanto antes.

E você, aposta em quem?? A Argentina pode ficar fora da Copa??

Nenhum comentário: