22 de julho de 2009

O sumiço de André Santos e Cristian



Não aconteceu ainda, mas vai acontecer. O sorriso de André Santos, sempre muito receptivo às solicitações da imprensa, e as lágrimas de Cristian na despedida do Corinthians serão lembranças bem distantes dentro de alguns meses.

O futebol turco cresceu muito nos últimos anos, é verdade, principalmente após o terceiro lugar da seleção local na Copa do Mundo de 2002 e da surpreendente campanha do mesmo Fenerbahçe na Liga dos Campeões de 2008.

Mas o que pouca gente prestou atenção é que André Santos e Cristian não vão disputar a mais importante competição de clubes do mundo nesta temporada. Os representantes da Turquia serão Besiktas e Silvasspor. O Fenerbahçe vai jogar apenas a Liga Europa, que chega para substituir a Copa da Uefa.

O fato é que aquele time do Fener só apareceu mesmo para o mundo após as oitavas-de-final. Só então os europeus passaram a prestar atenção em Alex, Lugano, Maldonado, no técnico Zico e em jogadores da seleção turca, como Semih Senturk.

E foi só. A boa fase da equipe turca naquele momento não foi o suficiente para levar Alex, Edu Dracena ou Deivid para a seleção brasileira, como bem lembrou a amiga e repórter da Band, Emmily Virgílio.

Acho muito difícil que venha a acontecer algo diferente. Talvez André Santos permaneça no time de Dunga pelo sentido de grupo que o treinador tenta manter, mas ainda assim ele terá a forte sombra de Marcelo, que deve brilhar num Real Madrid galáctico.

Já para Cristian, que vinha sendo alardeado como um dos melhores volantes em atividade no Brasil, deve ter sido mesmo um tiro no pé em termos de Copa do Mundo.

Claro que uma transferência para a Europa envolve muitos outros fatores, como dinheiro e a vontade do clube e de empresários, mas se os jogadores tiveram participação na decisão final, creio que optaram pelo caminho errado.

No Corinthians, seguiriam em destaque para o Brasil e certamente receberiam propostas de clubes com maior visibilidade. É aí que eu me pergunto: será que foram corretamente instruídos?

3 comentários:

Felipe Alva disse...

Vou falar mal bagarai... rs

Mas falando sério. Os dois podem ser companheiros de Shevchenko, heim!

Karan Novas disse...

Cristian volta em janeiro, por empréstimo, para disputar a Libertadores. Quem sabe dá sorte do craque Josué se machucar e aparecer como um substituto. André Santos já conseguiu tudo o que queria, e se manter o que tem na manga, é lucro eterno.

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!